domingo, 28 de julho de 2019

quarta-feira, 24 de julho de 2019

O Monumento dos Quatro Irmãos um orgulho da Freguesia.

Publicada por A.Mendes





Este artigo foi publicado há cerca de 40 anos pelo meu saudoso grande amigo e historiador Engº José Maria Gomes Alves. No meu primeiro mandato como Presidente da Junta desta Freguesia, no decorrer de uma visita aos Quatro Irmãos, o Engº Gomes Alves chama a atenção da necessidade de preservação do que existe como identidade de um monumento (se assim se pode chamar) existente no Lugar dos Quatro Irmãos e de que, apesar de ser propriedade privada, tanto a nossa Freguesia se orgulha.

Da minha parte fiz o que estava ao meu alcance para que o mesmo viesse a fazer parte do Património da Junta de Freguesia, já que o mesmo era e continua a ser propriedade particular. Por falta de uma maioria clara na Junta e Assembleia de Freguesia para aceitar um acordo que pessoalmente acertei com os proprietários, ainda hoje corremos o risco da destruição de uma coisa que toda a gente julga ser Património da Freguesia.

Por tudo isto alerto o atual Excutivo em funções que solicite à Câmara Municipal de Guimarães que delibere que o monumento dos Quatro Irmãos como monumento de interesse público Municipal, e a partir daí se possa avançar para uma solução de projeto que dignifique o local e consequentemente a Freguesia.

domingo, 7 de julho de 2019

terça-feira, 2 de julho de 2019

Proposta de apoio á Fábrica da Igreja de S. Martinho de Sande para a reunião do Excutivo da Câmara Municipal de Guimarães a realizar Quinta Feira dia 4 de Julho

Publicada por A.Mendes


18. AÇÃO SOCIAL – FÁBRICA DA IGREJA PAROQUIAL DE SÃO MARTINHO DE SANDE – ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO - Presente a seguinte proposta: “A Fábrica da Igreja Paroquial de São Martinho de Sande apresentou à Câmara Municipal, um pedido excecional de atribuição de 15 Mod. 229-A/SQ 0 GU IMA S AE R CÂMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES subsídio, para apoio à construção do Centro Pastoral Paroquial (recuperação da antiga residência paroquial), que permitirá disponibilizar este espaço para o funcionamento do futuro Centro de Dia e Apoio Domiciliário do Centro Social e Paroquial de Sande S. Martinho. Constituída em 18 de dezembro de 1940, esta Fábrica cede as suas instalações ao Centro Social e Paroquial de Sande S. Martinho que, por sua vez, assume respostas sociais nas valências de Creche e Pré-escolar, num total de 117 utentes, e que se tem distinguido pela qualidade da sua atuação. Considerando a necessidade premente de ampliar e remodelar as instalações atuais, e reconhecendo-se a relevância do trabalho desenvolvido pelo Centro Social e Paroquial de Sande S. Martinho, em prol do bem-estar e da qualidade de vida da população desta Freguesia, submete-se para aprovação superior a atribuição de um subsídio à Fábrica da Igreja Paroquial de São Martinho de Sande, no valor de €50.000,00 euros (cinquenta mil euros), ao abrigo da al. u) do n.º 1 do art.º 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro. À consideração superior.” DELIBERADO 19. AÇÃO SOCIAL – FÁBRICA DA IG