terça-feira, 28 de setembro de 2021

Serviço de Protecção Civil de Guimarães faz recomendações para enfrentar cenários de mau tempo.

Publicada por A.Mendes

FONTE:GUIMARÂES DIGITAL.

Serviço de Protecção Civil de Guimarães faz recomendações para enfrentar cenários de mau tempo

O Serviço Municipal da Protecção Civil de Guimarães recomendou a adopção de medidas preventivas de forma a diminuir o risco associado a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos do solo.

Em comunicado, o organismo do Município realça que "o mês de outubro marca o início do ano hidrológico e consequentemente a chegada das primeiras chuvas e ventos fortes". "Neste período, importa adotar medidas preventivas de forma a diminuir o risco associado a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos motivados pela perda de consistência do solo, que habitualmente marcam esta época do ano", refere.

Ao iniciar o novo ano hidrológico 2020/2021, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Guimarães está a desenvolver os trabalhos que se constituem como medidas preventivas por forma a anular/ minimizar os efeitos dos cenários de mau tempo e recomenda a realização das seguintes medidas preventivas:

  • Desobstrução dos sistemas de escoamento dos quintais ou varandas e a limpeza de sarjetas;
  • Limpeza de caleiras dos telhados de habitações, removendo folhas, areias e pedras
    existentes;
  • Fixar ou remover todas as estruturas que possam ser facilmente movimentadas pelo vento forte;
  • Em situações de terreno inclinado e em áreas ardidas: evitar cortes rasos de material lenhoso e remover/triturar os sobrantes de cortes de árvores que se encontrem junto às linhas de água;
  • Adoptar uma condução defensiva aquando de períodos de precipitação intensa, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e acumulação de água nas vias.

.


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

SANDE S.MARTINHO TEM NOVO PRESIDENTE DA JUNTA.

Publicada por A.Mendes


Casal sofreu ferimentos ligeiros após colisão de viaturas em S. Martinho de Sande.

Publicada por A.Mendes

 FONTE:GUIMARÂES DIGITAL.

Casal sofreu ferimentos ligeiros após colisão de viaturas em S. Martinho de Sande

Um casal sofreu ferimentos ligeiros, na sequência de um acidente de viação, registado esta tarde, na Rua do Escalheiro, na freguesia de S. Martinho de Sande.

O sinistro resultou da colisão entre duas viaturas. As vítimas, ambas com cerca de 70 anos, seguiam num dos veículos envolvidos no acidente.

Os Bombeiros Voluntários das Taipas foram alertados às 17h57, mobilizando para a assistência seis operacionais e duas ambulâncias.

O casal foi transportado ao serviço de Urgência do Hospital Senhora da Oliveira.

A Brigada de Trânsito da GNR esteve no local a registar a ocorrência.