Juntos por Guimarães anuncia candidatos a diversas juntas de freguesia
A coligação Juntos por Guimarães divulgou nos últimos dias alguns dos seus candidatos autárquicos às freguesias nas eleições previstas para este ano. Elda da Silva, é a candidata em Ronfe, André Duarte em Gonça e Cláudia Silva em Sande São Martinho. Em Ponte, a candidata é Virgínia Encarnação, Fernando Ribeiro é cabeça de lista em Briteiros Santo Estêvão e Donim, Natividade Lopes em Leitões, Oleiros e Figueiredo, Filipe Miranda em Barco e João Diogo Costa em Pencelo.
Em Sande Vila Nova e Sande São Clemente o candidato é Tiago Rodrigues, Diogo Costa em Briteiros S. Salvador e Briteiros Sta. Leocádia, Filipa Leite em Polvoreira, Eduardo Pereira em Moreira de Cónegos e João Miguel Reis em Lordelo.
A JUNTA DE FREGUESIA VISANDO A SEGURANÇA DOS VISITANTES DO CEMITÉRIO, BEM COMO A REMOÇÃO DOS CEDROS QUE ESTAVAM A PROVOCAR DANOS NO MURO PRINCIPAL DO MESMO, PROMOVEU OBRAS DE BENEFICIAÇÃO DIGNAS DE REALCE, TERRAS DE SANDE CONGRATULA-SE COM AS REFERIDAS OBRAS DEIXANDO AQUI OS PARABÉNS Á JUNTA DE FREGUESIA PELA REALIZAÇÃO DAS MESMAS.
Plano de gestão de flora exótica infestante no Castro de Sabroso
A Sociedade Martins Sarmento e o Laboratório da Paisagem têm em marcha um plano de gestão de flora exótica infestante no Castro de Sabroso, em S. Lourenço de Sande, com o apoio do Município de Guimarães. A presença destas espécies tem provocado constrangimentos na preservação e visitação do sítio arqueológico, nomeadamente pela proliferação de mimosa. Como forma de assinalar a 2º Semana Nacional, e 1ª Semana Ibérica de Sensibilização sobre Espécies Invasoras, as duas instituições organizam, no próximo dia 29 de Maio, sábado, uma acção teórico-prática sobre as técnicas de remoção da flora invasora. A iniciativa, que é de participação gratuita e limitada a 20 pessoas, é aberta à comunidade, devendo para isso os interessados inscrever-se através do seguinte endereço: https://forms.gle/7wKcvv7mqpbDGu8s5
A acção decorrerá entre as 10h00 e as 12h30 horas no Castro de Sabroso, sendo a primeira visita pública realizada no monumento desde o início dos trabalhos de limpeza florestal.
Recolha de resíduos em Guimarães vai sofrer "reviravolta" a partir do segundo semestre
A Câmara Municipal de Guimarães apresentou esta segunda-feira, na reunião do executivo, o Plano de Gestão de Biorresíduos de Guimarães 2030 (PGBG2030), que pretende definir a estratégia e as acções a desenvolver pelo Município, quanto à gestão desta fração em toda a área do concelho, em articulação com as políticas nacionais e europeias em matéria de gestão de resíduos.
O Plano vai ser integrado de forma gradual, em diferentes fases, com o objectivo de alcançar todo o território em 2028, e vai funcionar em sistema de recolha porta a porta, na sua maioria, e através de moloques. "Pretendendo-se aliar o projeto PayT (Pay-as-you-throw) e esta nova recolha selectiva, alargando-o com o início da recolha seletiva de biorresíduos, criando-se um sistema Pay adaptado à recolha dos orgânicos, beneficiando o utilizador que efectuar a separação de mais um resíduo, penalizando a fração restante", explicou a Autarquia.
Desta forma, a tarifa de resíduos deixará de estar indexada à tarifa da água e passará a ser o utilizador responsável pela quantidade de resíduos que produz. "É um sistema que beneficia o ambiente, contribui para as metas de sustentabilidade a que estamos obrigados e vai premiar comportamentos. Quanto mais reciclar menos pagará na sua factura", adiantou a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira.
O Plano tem como horizonte temporal o ano de 2030, integrando uma componente da Estratégia da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável 2030, e entrará em discussão pública no dia 19 deste mês e estará em discussão durante 20 dias. "Estamos perante um processo complexo. No final do mês de junho será feita uma apresentação pública do Plano, onde será apresentada toda a metodologia, as acções e os equipamentos. É um plano que vai obrigar a uma alteração de comportamentos e é fundamental sentirmos que todos estão envolvidos. Ao longo do processo vai existir uma forte campanha em acções de sensibilização, informação e de trabalho com a comunidade", referiu Sofia Ferreira, acrescentando que será um investimento que rondará, nesta primeira fase, os 829 mil euros, com um financiamento de 500 mil euros.
O sistema será implementado por fases, que permitirá de forma gradual abranger a totalidade da população. A primeira fase arranca no segundo semestre e será promovida na área abrangida pelo sistema PayT e nas freguesias mais urbanas do Município e que incluem maior densidade, designadamente,restaurantes, hotéis/ alojamento, superfícies comerciais e comércio tradicional, totalizando 34% da população. A segunda fase arranca em 2024 e alarga-se à zona envolvente, considerando ainda a localização dos potenciais produtores de biorresíduos, abrangendo 58% da população. Segue-se uma nova fase em 2026, abrangendo mais 17% de habitantes. A partir do ano 2028 será possível iniciar o alargamento da recolha seletiva de RUB a todo o concelho.
"É um novo modelo de gestão de resíduos. As normas comunitárias definem um conjunto de metas e um calendário que obriga as entidades gestoras a proceder à recolha selectiva de biorresíduos. Iremos implementar em 2021, antecipando o processo que tem data limite o final de 2023. O objectivo é eliminar o envio de resíduos para aterro em 2030 e ter práticas mais sustentáveis de tratamento de resíduos", apontou a vereadora.
Bombeiros das Taipas vão ter dispositivo de combate a incêndios rurais
Os Bombeiros das Taipas vão ter dispositivo de combate a incêndios. A notícia foi confirmada ao Grupo Santiago pelo Comandante em exercício da Corporação, Ernesto Soares.
O referido dispositivo vai iniciar a sua actividade no próximo mês de Junho apenas com uma equipa constituída por cinco elementos. No entanto, a partir de Julho e até Setembro o dispositivo será assegurado por duas equipas formadas por 10 elementos. O dispositivo distrital de Braga de combate a incêndios que foi apresentado esta sexta-feira assegura a vigilância 24 horas por dia durante a época crítica de fogos florestais.
Em termos nacionais o dispositivo terá o maior número de sempre de operacionais, com 12.058 elementos, 2.795 equipas e 2.656 viaturas.
VÍDEO: Jovem vimaranense sobreviveu a choque eléctrico e agradeceu aos bombeiros de Vizela
Já teve alta hospitalar o jovem vimaranense que, no passado dia 15 de Abril, sofreu uma forte descarga eléctrica quando procedia a trabalhos de serralharia na construção de uma nova unidade industrial, em Tagilde, no concelho de Vizela.
José Pedro Moreira Vaz, de 24 anos, saiu do Hospital da Senhora da Oliveira, no passado sábado, e foi directamente ao quartel da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela, onde decorriam as comemorações do 144º aniversário da Instituição. Quis agradecer à equipa que o socorreu no acidente de trabalho, coincidindo a sua presença com o momento em que estavam a ser condecorados o Adjunto de Comando Hugo Ferreira e a Bombeira de 2ª Maria Ferreira, acabando por ser ele surpreendido com uma homenagem simbólica. "É uma espécie de tesouro", afirmou, apontando para o objecto onde está representado o seu rosto, o dia, a hora e a linha com os primeiros batimentos cardíacos após os dois bombeiros terem conseguido reverter a paragem cardiorrespiratória com a ajuda do Desfibrilhador Externo Automático (DEA).
"Foi indescritível ver aqueles heróis que me salvaram. Se estou vivo, devo-o a eles", contou o jovem, emocionado, muito sorridente, com a mão e o braço esquerdo escondidos pelas ligaduras que encobrem a queimadura. "Felizmente, nenhum órgão sofreu danos com o choque eléctrico. A descarga entrou pelo braço que tinha apoiado na plataforma metálica e saiu-me pelo abdómem, deixando queimaduras de segundo e terceiro graus. A equipa médica diz que valeu o facto de ser ainda muito jovem", salientou, advertindo que foi submetido a diversas intervenções cirúrgicas, estando ainda a aguardar a evolução dos tratamentos a que foi submetido nos hospitais de Coimbra e de Guimarães.
"Se estou vivo, devo-o aos bombeiros", insistiu. "Sei que os meus amigos nunca desistiram de mim, fizeram o que puderam, mas foram os bombeiros que me devolveram a vida", disse, com uma certa solenidade, indicando que não tem memória "desse dia, nem dos dois ou três dias anteriores". "Só me lembro de acordar no Hospital, em Coimbra, e de ser informado que tinha sofrido um choque elétrico. Foi tudo tão estranho! Não sabia que tinha 'apagado', nem do que me fez ir parar ali. Aos poucos, devagarinho, com a ajuda dos amigos e da namorada, estou a refazer o puzzle desses dias. Estive em coma quatro dias e parece que renasci para uma nova vida", considerou, ao lado de Cláudia Fernandes, a companheira com quem vive na freguesia de Sande S. Martinho.
A jovem de 23 anos não esquece a tarde em que soube do acidente e correu "com receio e esperança" para o Hospital da Senhora da Oliveira. "Quando ele foi evacuado para Coimbra, a ambulância que o transportou até ao Estádio do Vizela onde aterrou o helicóptero parou à porta da Urgência e nós estávamos lá para o ver. Eu, a família e os amigos, porque sabíamos que seria uma luta difícil de vencer e tínhamos de aproveitar aquele momento", recordou a namorada que tem sido o apoio de José Pedro neste processo de recuperação. "Estou limitado para a higiene pessoal, para comer, mas felizmente ando bem, reconheço o meu mundo. Ainda não posso utilizar o computador, coisa que gostava muito de fazer. Lá virá o dia!", pespectivou José Pedro, em tom de brincadeira, sorrindo, continuando a apontar para o troféu oferecido pelos bombeiros de Vizela onde se lê a frase de Georges Bernanos "A esperança é a maior e a mais difícil vitória que um homem pode ter sobre a alma".
Resta dizer que os dois bombeiros foram distinguidos com a medalha grau ouro, por serviços distintos, uma estrela.
As circunstâncias em que ocorreu o acidente de trabalho estão a ser investigadas pelas entidades competentes.
Vimágua investe na extensão de redes de drenagem de águas residuais em Sande S. Martinho
A Vimágua está a realizar uma empreitada de extensão de rede de saneamento na freguesia de Sande S. Martinho. A intervenção abrange a Rua das Antigas, Rua do Souto, Rua Maria Helena Caldas e Travessa do Bacelo.
Trata-se de um investimento de cerca de 58 mil euros, na construção de 538 metros de colectores, 32 ramais domiciliários de ligação de saneamento, o que permitirá servir 130 pessoas. "Queremos que o serviço público de abastecimento de água e saneamento de águas residuais urbanas chegue ao maior número de pessoas e que o mesmo seja prestado com elevados de padrões de qualidade, pelo que os utilizadores deverão proceder à ligação dos seus prédios às redes públicas e fazer uma correta utilização dos serviços, evitando desperdícios de água e obstruções na rede de saneamento pelo lançamento de materiais interditos, como fraldas, óleos alimentares, pensos higiénicos, cabelos, restos de comida, entre outros materiais sólidos", refere a Vimágua em comunicado.
Resultados: Sandinenses vence Porto D'Ave no Pró Nacional
Conheça o alinhamento do fim-de-semana desportivo para as equipas vimaranenses.
Campeonato de Portugal – Acesso Liga 2 – 3ª jornada Sábado, 16 horas Anadia 0-1 Pevidém Campeonato de Portugal – Acesso Liga 3 – 3ª jornada Sábado, 16h30 Fafe 1-1 Vitória B
Taça Nacional Sub-19 – 1ª jornada Domingo, 11 horas Vitória - Leixões
Taça Nacional Sub-17 – 1ª jornada Domingo, 11 horas Rio Ave - Vitória
Taça Nacional Sub-15 – 1ª jornada Domingo, 15 horas Vitória - FC Porto
Futebol Feminino – Nacional da 2ª Divisão – 6ª jornada Domingo, 16 horas Brito - Feirense
PS de Guimarães aprovou nomes dos cabeças de lista às freguesias nas autárquicas e há novidades
A Comissão Política Concelhia do PS aprovou este sábado os nomes dos candidatos que vão encabeçar as listas do partido em diversas freguesias, nas próximas eleições autárquicas.
De acordo com informações recolhidas pelo Grupo Santiago, em Barco, Luís Pereira é quem vai liderar a candidatura socialista, substituindo Sérgio Silva que ainda se podia recandidatar a mais um mandato.
Em Caldelas, Luís Soares vai recandidatar-se para o segundo mandato.
Na freguesia da Costa, a candidata socialista será Patrícia Atilano, sucedendo a Carlos Coimbra.
Em Creixomil, a lista do PS será liderada por Elisabete Machado; em Fermentões, por António Vilela; em Prazins Santa Eufémia, por Fernando Pereira; em Sande S. Martinho, o candidato será Miguel Bessa para o lugar que é ocupado por Armando Silva.
Em S. Torcato, o candidato socialista será Rui Sousa.
Alfredo Faria será o cabeça de lista na União de Freguesias de Abação e Gémeos.
Na União de Freguesias de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, o candidato será Domingos Forte.
Já na União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, Abílio Freitas vai recandidatar-se à presidência da junta, mas na lista do PS.
Na União de Freguesias de Prazins Santo Tirso e Corvite, o candidato será Carlos Borges.
Bruno Falcão não vai recandidatar-se na União de Freguesias de Sande Vila Nova e Sande S. Clemente, dando lugar a Lucinda Oliveira.
A candidata socialista na União de Freguesias de Selho São Lourenço e Gominhães será Filipa Pereira.
Na União de Freguesias de Souto Santa Maria, Souto Salvador e Gondomar, a lista socialista será encabeçada por Fernando Cardoso.
Ao que conseguimos apurar, só ainda não foram aprovados os nomes dos cabeças de lista para a freguesia de Aldão e para a União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião.
O PS vai apresentar os candidatos às freguesias no próximo sábado, às 15h30, no Instituto Design de Guimarães.